Entalhador: Raffaello de Rosa
Data da Obra: 1879-1883
ANJO SOBRE O ALTAR COLATERAL DIREITO
Os anjos dos altares colaterais foram construídos por Raffaello de Rosa, fato confirmado por sua filha Zenaide Rosa Opperman em uma entrevista ao Correio Popular de Campinas, O entalhador, segundo a filha, usou como modelo sua esposa Maria Henriqueta, que para isso passava horas posando.
Os anjos são esculturas totalmente destoantes do restante dos trabalhos de talha até então feitos. Tem uma personalidade própria, uma vida, uma agitação que modifica o semblante de pessoas que os admiram. A obra de Raffaello de Rosa tem semelhança com as obras dos escultores napolitanos, ativos na Espanha no século XVII, Nicola Fumo e Luisa Roldán ou “La Roldana”. Os arcanjos São Miguel praticados por estes artistas para El Escorial (La Roldana) e para o Convento del Corpus Christi em Madrid (Nicola Fumo) demonstram uma similaridade muito grande na posição corporal, na maneira de acabar a espada, na imposição da mão ao céu. Raffaello veio da Escola de Belas Artes de Nápoles, sendo possível a influência da arte destes artistas sobre sua formação.
O anjo possui o cabelo formado com mechas soltas, a asa aponta para o céu, com penas bem fechadas. Usa um vestido comprido, sem pregas vincadas, com uma abertura encerrada por um botão na altura das coxas. A parte detrás do vestido tem muito movimento. Está descalço e mantêm as pernas com uma flexão que dá a ideia de uma festa, uma dança. Usa como atributo a corneta, símbolo da anunciação. A face é expressiva, mantém o olhar para baixo, com as bochechas infladas pelo ar.
Obra feita em madeira, com 160 cm de altura, presa por cabos de aço à parede. Encontra-se contaminada pela ação de insetos isópteros, em situação de fragilidade. A obra necessita manutenção urgente para garantia da integridade física.
(FONTE: BARRANTES, Paula Elizabeth de Maria, 2015)