Entalhador: Raffaello de Rosa
Data da Obra: 1879-1883
ANJO SOBRE O ALTAR COLATERAL ESQUERDO
O histórico deste anjo é semelhante ao caso do anjo do altar colateral direito, Feito de madeira envernizada, com 160 cm de altura e, igualmente, contaminado pela ação de insetos isópteros.
A obra possui cabelos com mechas soltas e arranjadas em ondas para a parte detrás da cabeça. Asas bem abertas, penas entalhadas sem profundidade. O vestido é longo, aberto na altura das coxas, que são bem torneadas vincadas, mas com muito movimento. Os pés estão igualmente e dão um aspecto sensual à composição. Vestido sem pregas descalços e sua posição dá a impressão de um movimento de dança, a musculatura da perna retém o movimento. Tem na mão esquerda uma coroa, símbolo de glória e de vitória, e na mão direita uma espada, possivelmente simbolizando a justiça. A face é marcada por uma expressão calma, parece olhar diretamente para os fieis.
O momento em que foram produzidos e instalados na Matriz Nova é importante para o acervo, após 74 anos de construção a Matriz adquiria condições de ser inaugurada. O imigrante era peça importante de sua finalização e Campinas já possuía uma quantidade expressiva de imigrantes italianos. Os anjos felizes que anunciam uma vitória ou conclamam ao templo não deixam de serem símbolos meritórios, de um tempo que encerra muitos acontecimentos, tanto para a cidade como para a Matriz.
(FONTE: BARRANTES, Paula Elizabeth de Maria, 2015)