CONHEÇA A HISTÓRIA DO CORO DA ARQUIDIOCESE DE CAMPINAS:
O Coro da Arquidiocese de Campinas foi fundado em 16 de agosto de 2008, sob a inspiração de Dom Bruno Gamberini (1950-2011). Sempre sob a direção do Dr. Clayton Júnior Dias, o Coro vem exercendo sua atividade na liturgia e em concertos de música sacra, tendo-se tornado referência e inspiração para novos coros no Brasil.
Diversos compositores de música sacra têm composto obras dedicadas ao Coro da Arquidiocese de Campinas, que desempenha um papel significativo na pesquisa e promoção da música sacra.
Em 2016, durante sua primeira peregrinação à Europa, o coro apresentou-se na Basílica de São Pedro, no Vaticano, durante uma cerimônia de canonização presidida pelo Papa Francisco. Além disso, realizou apresentações na Basílica Papal de Santa Maria dos Anjos (Porziuncola), em Assis, e na Catedral de Lisboa, interpretando obras sacras de compositores brasileiros, com destaque para o compositor campineiro Antônio Carlos Gomes.
No ano de 2017, o coro tornou-se membro da Associação Internacional de Estudos de Canto Gregoriano (AISCGre), com sede na Itália.
Em 2018, em parceria com a Schola Cantorum do Pateo do Collegio de São Paulo, o coro lançou o CD “Eis-me aqui, Senhor” pela gravadora Paulinas COMEP, contendo obras em língua portuguesa do Mons. Marco Frisina, diretor do Coro da Diocese de Roma. Esse álbum recebeu dois prêmios no Troféu Louvemos o Senhor em 2020.
Desde a reinauguração do órgão de tubos Cavaillé-Coll, em 17 de agosto de 2018, o Coro estabeleceu-se como um organismo estável na Catedral Metropolitana de Campinas participando ativamente das liturgias dominicais, solenidades e festas. Nessas celebrações e em concertos, o Coro apresenta um repertório de música sacra de elevada qualidade, que engloba canto gregoriano, polifonia antiga e moderna, canto popular litúrgico e religioso, música sacra para órgão, além de obras de compositores brasileiros e campineiros com destaque para a família Gomes.
Em 2023 o Coro da Arquidiocese de Campinas completa quinze anos de atividades e serviço à Igreja e à cultura da cidade de Campinas.