Construtor: Adelardo Caiuby
Data da obra: 1923
CRIPTA DE MÁRMORE SOB O ALTAR-MOR
A reforma de 1923 foi contratada com o engenheiro- -arquiteto Adelardo Soares Caiuby, o orçamento, embora com valor um pouco maior, incluía os andaimes e todo o material. A construção da cripta, sob o altar-mor, foi feita com mármore, projeto do próprio engenheiro Adelardo Caiuby.
Com a elevação da Matriz da Conceição a Catedral tornava-se necessário possuir uma cripta, na qual fossem enterrados os bispos, do novo bispado instituído. A Catedral não a possuía, para tanto era imprescindível um projeto. O projeto e a construção da cripta custaram 29:199$000 rs (Vinte e nove mil, cento e noventa e nove contos de réis).
Existe uma diferença despropositada entre o projeto para cripta de Fortini e o aprovado, de Adelardo Caiuby, o projeto de Fortini, seguindo as características dos retábulos em madeira da Catedral, era composto por um fundo trabalhado em madeira, decoração condizente com o resto do templo. Pode-se pensar que a maior motivação na escolha do projeto em mármore tenha sido, além do valor, a elegância e a modernidade que este material traduzia. As linhas limpas e geometrizadas indicam a mudança no pensamento de modernidade nos primórdios do novecentos. Adelardo Caiuby era um engenheiro muito atuante em São Paulo.
(FONTE: BARRANTES, Paula Elizabeth de Maria, 2015)